O VAREJO ATUAL
|
O NOVO VAREJO
|
CUMPRIMENTO (“bom
dia! ou boa tarde! ou Olá! ou Tudo bem?”) SÓ ENTREGA O QUE O
CLIENTE PEDIU... ZERO SORRISO... FALA PARA DENTRO, ZERO POSTURA
E NÃO OFERECE A VENDA ADICIONAL... O TREINAMENTO TEM O
DESLOCAMENTO + A PALESTRA OU CURSO OU...COM
POSSÍVEIS RESULTADOS
|
CUMPRIMENTO
DIFERENTE(“muito bom dia! ou muito boa tarde!”...) MOSTRA PRODUTOS SIMILARES DE FORMA
IMPERCEPTÍVEL FALA PARA FORA, POSTURA GENTIL,
SEMPRE OFERECE O ADICIONAL E TEM UM SORRISO ABERTO... O TREINAMENTO NÃO TEM O DESLOCAMENTO, TEM O MONITORAMENTO E EM 2 OU 3 SEMANAS PERCEBE-SE
UMA NOVA FORMA DE ATENDER .
|
OBS.: Acesse no TRM-NOTÍCIAS DA SEMANA e veja o texto
O NOVO VAREJO...
(é a presença da diretoria, mesmo não estando na loja)
O novo varejo identifica em dias(3 ou 4) o funcionário que não está focado em se capacitar pela performance, meta/atingida, balanços relâmpagos e feedbacks. Dessa forma a empresa não corre riscos e elimina as "surpresas" e fica focada no aumento das vendas.
O NOVO VAREJO é uma ação inédita que coloca as empresas vendendo mais e os funcionários capacitados. Ele não é aplicado porque dá trabalho ou por desconhecimento. Preferem, então, dar uma palestra, uma aula, seminário ou workshop.
O NOVO VAREJO é uma ação inédita que coloca as empresas vendendo mais e os funcionários capacitados. Ele não é aplicado porque dá trabalho ou por desconhecimento. Preferem, então, dar uma palestra, uma aula, seminário ou workshop.
A URGÊNCIA DE MUDAR A CULTURA DE VENDAS DO
VAREJO, que tem muitos concorrentes, com qualidades semelhantes, atendimento
igual (“olá!”, “bom dia!”, “boa tarde!”, “tudo bem?”, “algo mais?”, “não quer
ver mais alguma coisa?” etc) e preços similares – nos levou a perguntar: ONDE ESTÁ A DIFERENÇA? A diferença
recai muito sobre a capacidade da empresa em atender / atiçar bem seus clientes
de forma imperceptível. Ter uma mercadoria de ponta e um design deslumbrante,
todos podem ter. Porem... Montamos, então o TREINAMENTO DE RESULTADOS MONITORADO – TRM que é um produto inédito que capacita uma equipe de vendas em até 3 semanas.
O primeiro
obstáculo encontrado foi como capacitar os vendedores, para que eles tivessem
um diferencial e atiçassem seus clientes.
Para que muitos pudessem perceber esta mudança radical, criamos um blog:
treinamentoderesultados.blogspot.com, que tem como foco ensinar os vendedores
como atingir a meta mensal de forma simples e rápida - pelo monitoramento.
Inicialmente criamos
7 diferenciais: o cumprimento diferenciado (“muito bom dia!”, “muito boa
tarde!” e “muito boa noite”) + o sorriso + o falar para fora + postura + o olho
no olho + conhecer os produtos + oferecer a venda adicional etc, e depois montamos
4 ações: 1º - PERFORMANCE – ação diária, após
cada atendimento o funcionário recebe um “bilhetinho” comentando seu desempenho
e performance. 2º - META/REALIZADO – ação semanal -
escrevendo um plano de ação para os abaixo da meta. 3º -
BALANÇOS RELÂMPAGOS – ação quinzenal – um funcionário do estoque
central + um funcionário da loja contam 10 mercadorias (códigos informados pela
diretoria). OK, tudo bem. Deu
diferença? todos, do gerente ao estoquista, assinam o vale correspondente. 4º - FEEDBACK – ação mensal, um a um da equipe de vendas é avaliado se atendeu ou
superou a expectativa da empresa (para cada um dos 15 itens, um comentário
específico -formulário próprio - facilitando a análise).
E-COMMERCE
Você ou sua empresa tem condições de dispensar ou dizer NÃO para 32 milhões de clientes, que pagam antecipado as suas
compras? Se sua empresa ainda não opera no e-commerce, mude já. Por este novo
segmento do varejo, o faturamento pode ser maior, mais direto, rápido e de
custos próximos a zero, além de ficar com todas as coordenadas do cliente.
No e-commerce,
todos os itens que ainda causam dúvidas, desconfianças e os detalhes de cada setor merecem um estudo
maior. Vivenciar cada item é uma grande saída (com foco na entrega e na
montagem).
Outro segmento/futuro
do e-commerce é a realidade aumentada,
onde o cliente vai ter condições de visualizar como o produto pretendido vai vesti-lo
ou como vai ficar colocado, antes mesmo de adquiri-lo.
Depois que os
treinamentos para o atendimento viraram verdadeiros “caça níqueis...”, com
palestras, seminários, cursos, workshops etc. que só informam e raramente
capacitam, o varejo e a indústria perceberam que estes modelos eram perde de
tempo ( você
conhece alguém que só cobra se houver “êxito”?). Hoje a indústria investe muito pouco em
treinamento – SÓ NO LANÇAMENTO DE UM
PRODUTO (Que pena! Também não sabem quanto($) deixam de ganhar...).
Formaram-se várias
gerações onde o bom atendimento é muito falado, escrito, elogiado mas muito
pouco aplicado, até por falta de conhecimento das , diretorias, supervisão e gerências
que optaram por investir em pontos caríssimos, designs e mercadorias
diferenciadas etc.
O IMPORTANTE É O CLIENTE SAIR SATISFEITO, INDEPENDENTE DO RAMO DE
ATIVIDADE...
Estamos à
disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário