segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O TREINAMENTO QUE VENDE NO VAREJO

(um modelo que previne as “surpresas!?!?...”)

A direção das empresas de varejo desconhece o modelo de treinamento que vende tanto quanto um bom design, uma boa localização, um desconto, uma promoção etc, e apresenta os primeiros resultados já na primeira semana de aplicação. Sem tirar o funcionário da loja e capacitando a equipe de vendas – O TREINAMENTO DE RESULTADOS.

Por total falta de conhecimento, impuseram ao varejo modelos de treinamento que só informam e não capacitam (palestras, seminários, workshops, reuniões de equipe etc).  No item palestras, formou-se uma verdadeira indústria – o palestrante fala por 60 minutos, bota o dinheiro no bolso e volta no ano seguinte e faz a mesma coisa - nenhum compromisso com o que foi transmitido, nenhum compromisso com a aplicação e nenhum compromisso com as necessidades individuais dos participantes ( para uns é o falar para fora, para outros,  a postura, o timbre de voz, o sorriso,  o oferecimento adicional etc).    Experimente contratar algum treinamento por êxito. Todos fogem ou perdem o interesse na hora.

Hoje, falar com um empresário do varejo em treinamento, DÁ ARREPIOS.  Eles estão cansados de ouvir histórias.

COMO MUDAR ESTE  “STATUS QUO”? 
                                 
Analisando as carências do mercado e estudando as demandas dos consumidores, desenvolvemos uma ação que: APRESENTA RESULTADOS EM 1 OU 2 SEMANAS, QUE CAPACITA A EQUIPE E FORNECE A EMPREGABILIDADE (ficar atraente para o mercado).  Adotamos, então,  o MONITORAMENTO.

O  MONITORAMENTO  é a presença diária do instrutor que, após cada venda, faz um comentário sobre a “performance” do vendedor, sempre longe do cliente.  É um modelo todo voltado para o aumento do faturamento e para capacitar a equipe de vendas das lojas. O vendedor recebe, em tempo real, “bilhetinhos” em duas vias, logo após um atendimento: 1ª via é do vendedor e a 2ª via vai para o diretor da empresa.  O vendedor,  sabendo que a diretoria da empresa vai tomar conhecimento de sua performance, fica “atiçado” em aplicar o modelo de forma correta.  Assim, sem ele perceber, conseguimos em 1 ou 2 semanas, cumprimentar de forma diferenciada, ter postura, sorrir, falar para fora, oferecer a venda adicional etc, sem tirar o funcionário da loja.  
OBS.: Essa ação não é o cliente secreto. MODELOS DE BILHETINHOS PARA OS FAST FOODS: BILHETINHOS ( escrito à mão,  logo após um atendimento  e  sem  que  o cliente perceba).
No modelo para o Fast Food, aplique o bate pronto (sempre visando o aumento do ticket):
Cliente pediu um doublé cheese. Fale: “vai uma coca?”   Cliente pediu um milk shake. Fale: “grande ou médio?”
Cliente pediu um sorvete. Fale: “vai uma água?”   Cliente pediu um sundae. Fale: “Grande ? “Vai uma água?”
Cliente pediu um peito de peru. Fale, “vai um suco ou uma coca?” Cliente pediu uma coca. Fale, “vai uma batata frita?”  SEMPRE OFEREÇENDO O ADICIONAL A TODOS OS CLIENTES.

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